A Primavera dos Povos (1848)

Como ocorrera em 1830, o movimento de 1848 influenciou outras regiões da Europa, porém com tal intensidade que essa Revolução ficou conhecida como a Primavera dos Povos. Neste movimento, encontram-se pela primeira vê três grandes ideologistas que mobilizaram a vida social e intelectual européia no século XIX: socialismo, liberalismo, e nacionalismo. Assim, contando com a participação de operários pela primeira vez em um movimento revolucionário, a Primavera dos Povos se fez sob influência do socialismo utópico, principalmente na França. Lembremos que exatamente em 1848 Max e Engels começavam a divulgar suas idéias, com a publicação do Manifesto Comunista.

Ao mesmo tempo, o movimento se fez em nome do liberalismo, levando a cabo a luta pela democratização do voto e pela queda de regimes conservadores estabelecidos desde o Congresso de Viena (por exemplo, na Áustria, com a fuga do ministro Metternich e a criação de uma Constituição). Finalmente, em várias regiões da Europa ( Alemanha, Polônia, Hungria), o movimento assumiu caráter francamente nacionalista.

Na França, em fevereiro de 1848, o povo saiu às ruas e ergueu barricadas, sob a liderança do socialista utópico Louis Blanc (1811-1882). Defendendo um regime republicano e contando com o apoio das tropas enviadas para reprimir o movimento, os revolucionários conseguiram forçar a abdicação de Luís Felipe e a proclamação da República.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?