Anabolismo e catabolismo

 

A energia que um ser vivo necessita continuamente é usada para manter suas diversas atividades celulares, nas quais moléculas são modificadas, quebradas ou unidas entre si, transformando-se em outras. Essa intensa e incessante atividade de transformação química, constitui o metabolismo.

As reações metabólicas costumam ser classificadas em dois tipos fundamentais: Reações de síntese e reações de degradação. As reações de síntese são aquelas em que moléculas mais simples são unidas para formar moléculas de maior complexidades. Nas reações de degradação, moléculas complexas são quebradas, transformando-se em outras mais simples. Por exemplo, a união de aminoácidos para formar proteínas é uma reação de síntese, enquanto a quebra do glicogênio em moléculas de glicose é uma reação de degradação.

O conjunto das reações de síntese, por meio das quais um ser vivo constrói as complexas moléculas orgânicas que formam seu corpo, constitui o anabolismo. As reações de degradação de moléculas constituem o catabolismo. É por meio das reações catabólicas que os seres vivos obtêm a matéria-prima e a energia necessária a vida.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?