Níveis de Organização em Biologia

 

Uma boa forma de iniciar um estudo da Biologia é utilizar a ideia de Níveis de Organização. Por meio dessa abordagem a biologia pode desmembrada em diversos níveis, desde o mais simples ao mais complexo.

Neste post iremos conhecer um pouco mais sobre o organismo como nível de referência.

Tomando-se como exemplo a complexidade do ser humano, pode-se adotar como nível de organização de referência seu organismo. A análise do organismo humano revela a existência de sistemas que permitem a sua sobrevivência. Portanto, o sistema forma o segundo nível de organização. Por outro lado, um sistema é constituído por um conjunto de órgãos. O sistema digestivo humano é formado por órgãos como boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos, fígado e pâncreas. O órgão é, assim, outro nível de organização. A análise cuidadosa de estômago, utilizando-se microscopia, revela que é constituído por uma sucessão de camadas. Cada uma correspondendo a um tecido, que é outro nível de organização. A observação de um desses tecidos ao microscópio, por exemplo, o de revestimento do estômago, revela a existência de pequenas unidades semelhantes na forma e na função, as células. Cada célula, outro nível de organização, possui no seu interior certa quantidade de organoides. A análise bioquímica de um organoide mostra que ele é composto por um arranjo definido de moléculas que, por sua vez, são formadas a partir da reunião de certos átomos comuns a todos os seres vivos.

Assim, átomos e moléculas reunidos levam à formação de um organoide. Organoides diferentes coexistem no interior de uma célula. Células semelhantes na forma e na função constituem um tecido. Tecidos reunidos entram na composição de um órgão. Órgãos envolvidos em uma mesma atividade fazem parte de um sistema. Sistemas diferentes acabam sendo componentes de um organismo.

Observe os esquemas a seguir.

 

 

Fonte: Coleção Anglo Vestibulares. – Biologia 1 (Introdução/Ecologia) – Sp, 2002.

 

 

 

 

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?