O Naturalismo Renascentista

O Renascentismo artístico. ocorrido entre os séculos XIV e XV na Europa, passou a dignificar o trabalho do artista ao eleva-lo à condição de trabalho intelectual. consequentemente, a obra de arte assumiu outro lugar na cultura de então.

Nesse contexto, as artes foram buscar um naturalismo crescente, mantendo estreita relação com a ciência empírica que despontava na época e fazendo uso de todas as suas descobertas e elaborações em buscado iluminismo visual. A perspectiva científica, a teoria matemática das proporções, que possibilitam a criação da ilusão da terceira dimensão (profundidade) sobre uma superfície plana, as conquistas da astronomia, da botânica, da filosofia e da anatomia são incorporadas às artes.

Além de ser criação da inteligência  e imitação da natureza, a estética renascentista era regida pela ideia de que a beleza é propriedade objetiva das coisas, consistindo na ordem, na harmonia e na proporção, expressas matematicamente, Na visão do renascentismo, a arte tinha atingido a perfeição na Antiguidade e, por isso, merecia ser estudada.

O naturalismo renascentista se distingue do naturalismo grego porque faz uso das conquistas da ciência para atingir um realismo cada vez maior nas representações.

Tags:
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?